quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Alguns, bons motivos, para não deixar de beber água

Você sabia que as  funções vitais dos nossos órgãos dependem da água para realizar-se plenamente? A água representa de 40% a 80% do peso total do ser humano, por isso, para suprir todas as necessidades do organismo é preciso tomar, em média, dois litros de água todos os dias. Toda essa água não é cumulativa no nosso corpo,  perdemos aproximadamente dois litros de água por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais do nosso organismo. 
Não basta apenas beber a água quando se esta com sede, a sede é um "alerta" do corpo, um aviso de que ele precisa de água.
Você é daquelas pessoas que não gostam de beber água ou esquece de tomá-la? Aqui vai algumas dicas para o simples ato de beber água vire rotina no seu dia a dia:

- tenha sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos;
- carregue sempre uma garrafinha ou um squeeze na bolsa ou no carro;
- coloque alerta no celular para lembrar de tomar 1 copo de água de 40 em 40 minutos;
- parte da ingestão diária pode ser suprida com outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas.

Alguns benefícios de  beber rigorosamente a quantidade necessária de água por dia:

* Regula a temperatura corporal – Durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas.
* Desintoxica o corpo – Ela auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, pois o líquido estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. Em parceria com a ação das fibras alimentares, a água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal. Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares.
*Absorção e transporte de nutrientes – A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose. Além disso, o líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para as diversas partes do organismo.
* Emagrecimento – Além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar, a água também traz sensação de saciedade. Assim, ingerir dois ou três copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite. Sem contar que não tem nenhuma caloria.
* Pele bonita – Promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. Portanto, ela constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação.
Você pode ler mais sobre o assunto no site do médico Dr. Drauzio Varella: 
http://drauziovarella.com.br


Léia Viana